sexta-feira, 11 de março de 2011

Construção do Kit

Para o mastro usei tubo redondo de alumínio diâmetro 1 ½ “, eu queria usar 1 ¼” más na loja não tinha.
Para a retranca e a espicha usei tubo de alumínio de 1/2”, no momento está agüentando, ele verga um pouco, más no futuro vou trocar por tubo de 3/4".
Para a armação usei tubo de PVC marrom de 40mm, impressiona de tão forte que é.

Usei um T para o copo do mastro e cotovelos, para encaixar nos suportes de remo eu usei dois T de 40mm/32mm.

Como não dá para fazer um rasgo no meio do barco para colocar uma bolina, nesses barcos infláveis são usadas duas bolinas laterais, eu usei pás de remo que eu tinha desde os tempos que queria fazer o barco a pedal, tive que tirar a curvatura das pás, eu fervi água e mergulhei a pá por alguns minutos na água fervendo, aí foi só pressionar a curva ao contrário utilizando uma toalha, e usei tubos de PVC marrom de 32mm, cotovelos e junta roscável, assim eu posso desmontar as bolinas facilmente, e na hora de velejar é só apertar a porca e a bolina fica na posição. Vale destacar que a distância entre o mastro e as bolinas depende do formato e tamanho da vela, as bolinas na posição de velejar devem ficar no ponto de maior força da vela, no meu caso coincidiu com o suporte de remos pois eu ainda ia fazer a vela.

Então parti para a vela, usei Nylon paraquedas, desses usados para fazer mochilas e pipas, não sei se é realmente usado em paraquedas. Comprei 3 metros de branco, amarelo e azul, não usei tudo, poderia ter sido 1,7m das cores usadas nas laterais. Pode ser usado também a lona leve da alpargatas que é relativamente leve e resistente, nos Estados Unidos existe um material similar chamado Polytarp, ambos tem duas camadas de plástico reforçadas com fibras internas, a diferença é que a Lona Leve tem as fibras em um único sentido e o Politarp tem duas camadas de fibras, uma no sentido vertical e outra no horizontal, além disso pode pular a etapa de unir os painéis pois tem em medidas grandes.
Fui até a garagem do meu sogro e estendi os tecidos, cortei as franjas em todo o comprimento e uni com fita dupla face de 1 cm, daquelas mais fininhas mesmo, então eu cortei em volta para ficar mais fácil marcar o desenho da vela, eu usei as medidas que o próprio Jim Lucket, dono da SailBoatsToGo me mandou por email, só converti para centímetros.
Vou tentar explicar, cortei o tubo de 1/2" no meio, ele vem com 6m, então eu obtive duas partes iguais de 3m, uni as partes com um parafuso e usei como régua para marcar o tecido, quando eu fui marcar percebi que eu não conseguia marcar com grafite, então eu usei carvão, não é bom, suja tudo, eu recomendo que se compre um giz de alfaiate (não sei se ainda existe), marquei um triângulo com 3,6m de base e dois lados de 2,89m (trigonometria bem básica do colegial), feito isso, marquei a curva que dá o perfil da vela, para isso marquei 4 intervalos de 30,5 cm depois 2 de 22,5 e mais 4 de 30,5cm, iniciei pela borda inferior com 10cm perpendiculares à linha marcada, na sequencia as medidas foram 11,5; 12,5; 14; 15; 16cm, aí vai diminuindo de novo 15; 14; 12,5; 11,5 e 10cm, marcados os pontos, tracei uma curva ligando esses pontos, fiz a mesma coisa do outro lado. Marquei as aberturas para os acessórios e cabos, são 3, eu fiz um retângulo de 5x20cm, do lado esquerdo eu fiz dois, um a 28 cm do vértice e outro a 280cm do vértice, mais ou menos no centro entre a linha reta e a curva, do lado direito eu marquei a 124,5cm do vértice.

Cortei tudo, e colei fita dupla face ao longo d linha reta, também colei na base do triângulo para fazer uma barra. O vértice superior eu cortei um pouco, ou seja não deixei a ponta, para que os tubos pudessem ser colocados.
Para costurar minha esposa usou uma máquina de costura comum com linha de poliamida, todo o processo com duas costuras em zigzag, primeiro costurou a união dos painéis, depois costurou reforços nos vértices e nas aberturas e também costurou a barra na testa da vela, aí foi a hora de colar a parte arredondada da borda com a parte reta, nessa hora tem que tomar cuidado, porque vão se formar franzidos, então temos que distribuir os franzidos por igual ao longo do tecido, senão quando a vela estiver pronta se tiver um franzido muito grande pode causar turbulência e perder eficiência. Aí foi só costurar a curva. Por fim costuramos tiras de nylon, tipo alça de mochila, uma em cada vértice e duas no topo, formando um passador para amarrar os cabos que esticam a vela.
Uma dica, a agulha fica melecada com a cola da fita dupla face, então limpe a agulha com álcool quando começar a melecar, desta forma a linha não emperra.
Depois de costurada a vela foi só inserir os tubos, passar cabos e amarrar tudo, para amarrar na ponta da retranca e da espicha eu usei abraçadeira de inox, na junção dos tubos amarrei direto no parafuso.

No espaço mais próximo do vértice eu amarrei uma argola de madeira que passa pelo mastro, no espaço superior eu amarrei um cabo que vai passar por uma roldana fixada no topo do mastro, e no espaço que sobrou eu amarrei a escota.


O próximo passo foi construir o leme, eu estou utilizando o steering oar, eu chamo de leme/remo, utilizei tubo de PVC de 32mm, cortei 2 tubos de 1,20m e encaixei nas pás de remo sem a curvatura, feitos os dois leme/remos.
Para o suporte, usei outro tubo de 32mm, eu medi a largura do barco e deixei mais 20cm de cada lado para poder manobrar os leme/remos. Fiz dois furos para passar parafusos nos encaixes do suporte de motor do barco, eu usei dois parafusos de plástico de um reparo de descarga de banheiro que eu tinha aqui. Fiz também mais dois furos a uns 5cm das pontas do tubo para passar os pivôs dos leme/remos.
Para o pivô de cada leme/remo eu usei um tarugo de nylon de uns 10cm, furei para passar parafusos de forma que embaixo do suporte fica um parafuso, logo acima mais um, fixando assim o pivô no suporte e mais um mais longe do suporte para fixar a abraçadeira que prende o cabo do leme/remo, eu usei arruelas de nylon do mesmo reparo de descarga para facilitar o movimento.
As abraçadeiras eu fiz com PVC, eu cortei 4 tiras do tubo de 40mm, esquentei e fiz a curvatura, depois furei para fixar no pivô e em cima para prender o cabo do leme/remo.



Preenchi todos os tubos com poliuretano expansível (encontrado nas casas de material de construção) para não entrar água e se necessário flutuarem.
Montei tudo e fui velejar. 
O barco tem que estar bem cheio de ar, pois quando você o coloca na água, devido à menor temperatura, a tendência é diminuir a pressão e o barco pode ficar meio mole.

11 comentários:

  1. Gostei muito do texto! Extremamente informativo.
    Vou utilizar a técnica para tirar a curvatura da pá de remo. Estava precisando... Bem bolado!

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  2. Valeu Danilo é bem simples tirar a curvatura, é só aquecer e aplicar pressão, as pás mantiveram a nova forma.

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  3. Obrigado e parabéns pela publicação Julio!
    Estou projetando uma vela para meu bote e gostaria de saber se você tem a informação da espessura da parede do tubo de alumínio (de diâmetro 1,5 polegada) que você usou no mastro. Desde já, muito obrigado!

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    1. Obrigado Amilcar, o mastro tem parede de 4mm, más daria para ter usado um tubo de 1 1/4 de polegada e parede de 3mm, o que eu usei é o que estava disponível na loja. Fique a vontade para perguntar.

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  4. Olá

    Ame o seu projeto!

    Eu queria saber se o seu mastro PVC quadro, faz com que os lados da frente do barco que ele está descansando em colapso sob a influência do vento e velejar quando seu alinhavando um gybing?

    Você redesenhar o seu inflável pouco diferente sabendo o que sabe agora?

    obrigado

    Carl

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    1. Obrigado pelas perguntas Carl, realmente o bote tem a tendência de torcer quando o vento é forte.
      Eu mudaria algumas coisas, aumentaria as bolinas, tanto em largura como em profundidade, usaria um leme central e principalmente usaria um casco mais rígido, o que eu usei era muito flácido e deformou com pouco uso.

      Obrigado
      Julio Enzo


      Carl Thanks for the questions, the boat actually has a tendency to twist when the wind is strong.
      I would change some things, increase the dagerboards, both in width and depth, use a central rudder and mainly use a more rigid hull, which I used was very limp and deformed with little use.

      thank you
      Julio Enzo

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  5. opa, um projeto como este tem um investimento total de quanto amigo?? eu tenho um bote mariner 4 e achei uma excelente ideia. Será que aqui no Brasil eu encontro o kit completo pra vender?? obg

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    1. Olá amigo, sinceramente não tenho mais noção do custo, já tem mais de 3 anos, e algumas peças eu tinha de bem antes de montar a estrutura, o kit completo só nos Estados Unidos no site www.sailsboatstogo.com. Abs

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  6. Ola sou o Carlos 14 de novembro de 2015
    gostaria de saber se o mastro pode ser em duas partes, e a bitola do tubo maior de pvc e 40 ou 50 mm? obrigado aguardo...

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