sexta-feira, 11 de março de 2011

História do meu barco inflável a vela

Em 2001 mudei para bem perto da represa Billings e comecei a me interessar por barcos, em uma visita ao Sams Club, talvez lá por 2002 ou 2003, eu comprei o bote Seahawk Intex, dei algumas remadas na represa. Comecei a ter algumas idéias malucas de por pedais ou motor elétrico, não desenvolvi nada. 

Algum tempo depois um visinho me deu 2 flutuadores de HobieCat, que estavam encostados, um deles com os suportes do trapézio quebrados, porém eram muito pesados para qualquer invenção minha, nessa altura eu já tinha encontrado muito material sobre barcos a pedal na internet e uma única foto de um caiaque com vela sem indicação do dono ou local.
Um dia passando pela Casa do Caiaque em Santo André (não existe mais), entrei e ofereci os flutuadores em troca de um caiaque novo, o proprietário aceitou, então saí com um novo e um usado que eu comprei, lá mesmo ele me mostrou um casco em fibra de vidro de um pequeno barco a vela que ele estava desenvolvendo com um engenheiro naval, nunca mais tive notícias.
Fiz alguns passeios, sempre curtos, com o caiaque, e continuei pesquisando barcos na internet.
Em 2004 eu conheci a SailBoatsToGo e me impressionei pois entre diversas fotos de barcos infláveis, canoas e caiaques com velas, existia um com dimensões idênticas ao meu Seahawk, comecei então a me interessar por vela e imaginar se conseguiria montar um kit.
No mesmo ano, em uma reunião da empresa em que eu trabalhava, fomos para o Club Med de Itaparica, lá eu tive a primeira oportunidade de velejar, eram veleiros Laser Pico, de Plástico Rotomoldado, muito leves, más o que interessa é que depois de algumas orientações sobre o barco e vento, eu subi no barco com o instrutor então ele disse : caça a escota, neste momento o barco começou a andar, eu tive uma sensação muito boa, o vento era forte e constante e o barco voava sobre a água, neste momento decidi que teria um barco.
O tempo foi passando e eu não montei meu kit de vela, continuei pesquisando e um dia encontrei o Max no Orkut, que tinha feito um kit com vela de WindSurf e flutuadores de PVC para um caiaque de plástico, logo em seguida eu conheci o Danilo, acho que foi através da comunidade do Max Como construir caiaque a vela, então ele criou a comunidade Velejar Caiaque a Vela e Canoa no Orkut, o Danilo começou a desenvolver o Veleiro K e eu só navegava na internet.
Em 2007, comprei o veleiro Magnum 422, velejei algumas vezes na Billings, meu sogro me acompanhava, porém algum tempo depois ele teve que operar os dois ombros, então não me acompanhava mais, fiz alguns passeios mais, às vezes algum vizinho ia junto,aí a compania foi rareando e eu parei um pouco de velejar.
O Magnum, do tamanho de um Laser, é muito grande, para por e tirar da água precisava de carreta, ocupa um espaço considerável da garagem, eu queria um barco menor, mais fácil de transportar, um microveleiro.
Agora em 2011 vendi o Magnum e me decidi a levar à frente a montagem do Kit de vela para o bote Seahawk, vale destacar que nesses anos todos desde que conheci o Danilo ele nunca deixou de me incentivar a tocar o projeto.
Um dia vi no Blog do Danilo o caiaque do Flávio e do José Francisco Caparroz, combinei com eles de conhecer o caiaque, depois de dar uma volta me senti na obrigação (comigo mesmo) de fazer o meu, já faziam anos que eu estava adiando, então comecei, decidi que seria baseado no kit da SailBoatsToGo.
Assim que minhas férias começaram fui atrás do material, tubo de alumínio, peças em PVC, Nylon para a vela, etc.
Então comecei a construção.

Um comentário:

  1. Você terminou o seu projeto (kit)?
    Bom, também tenho idéias semelhantes...
    Naveguei de hobicat 14 no Titicaca em 2002
    link: http://issuu.com/marcosviana/docs/velejando_titicaca
    Tenho interesse nesse tipo de atividade.
    Vamos trocar informações?

    ResponderExcluir