sábado, 9 de abril de 2011

Visita do José Francisco e do Flávio

Hoje o José Francisco e o Flávio (do caiaque a vela CD00) vieram a Ribeirão Pires para um passeio, conversamos um pouco sobre nossos projetos e fomos para a água.


Caiaque CD00

Montamos os barcos e iniciamos a velejada, inicialmente o vento estava fraco, más logo aumentou e pudemos aproveitar nossas velas, de cara ficou evidente a maior performance do CD00 em relação ao bote inflável, não era para ser diferente, o casco esguio do CD00 com suas amas de tubo de PVC deslizava sobre a água, enquanto o bote de fundo plano e molengo se arrastava sobre a água.
Desta vez ficou claro que terei que mudar o conceito, mesmo nas rajadas mais fortes o bote não desenvolvia velocidade, ficou claro também que no contra-vento ele não anda, tive que ser rebocado para retornar ao ponto de partida, mesmo mudando um pouco o ângulo das bolina a manobrabilidade continuou prejudicada, passada a euforia do primeiro passeio, pude observar o comportamento do barco com mais racionalidade.
O leme-remo está funcionando bem somente quando a vela está no mesmo lado que ele, quando mudamos de posição fica muito ruim, é necessário muita força para manter o rumo, a posição do braço fica muito incômoda.
Tudo isso ficou mais evidente quando eu fui dar uma volta no CD00, o leme responde imediatamente, uma pequena brisa movimenta o barco, no vento de travez é uma maravilha, o barquinho anda que é uma beleza e corta as marolas geradas pelos jetskis tranquilamente.
Fiz uma comparação de velocidade, o bote atingiu um máximo de 5 Km/h, em condições de vento semelhantes o CD00 atingiu 12 Km/h.
Bom, agora decidi que usarei meu caiaque para construir um novo microveleiro, aguardem novos capítulos.

4 comentários:

  1. Gostei demais deste encontro! Eu ficaria contente se tivesse participado.
    Como vocês estão em Sampa, ficarão na História como a semente da interação entre velejadores, para a construção da Cultura Náutica em pequenos veleiros de baixo custo no país.
    Bons ventos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Danilo, vamos torcer para que outros juntem-se a nós. Quem sabe um dia consigamos juntar os barcos em uma flotilha nacional.
    O Francisco e o Flávio estão preparando inovações para a próxima versão do veleiro deles.

    ResponderExcluir
  3. José Francisco

    Foi muito bom o último sábado, a compania do Julio é sempre agradável, estamos aprendendo muito com ele.
    Espero fazer com mais frequência estes encontros, vou conversar com alguns colegas que praticam canoagem e tentar leva-los também.

    ResponderExcluir
  4. torço pra chegar o dia em que eu possa me juntar a esta flotilha. meus projetos estão andando em passo de tartaruga mas então andando! rs abraços!

    ResponderExcluir